Os itens que compõe o museu AllanKardec.online são raros, sendo que muitos são inéditos e totalmente desconhecidos do Movimento Espírita Brasileiro e do Espiritismo internacional. O acervo disponibilizado é extremamente significativo, tanto do ponto de vista acadêmico, quanto como material de grande riqueza histórica para todos os interessados em estudar e pesquisar o trabalho do mestre Allan Kardec e do Espiritismo.
O museu virtual não vai medir esforços para tornar o acervo digitalizado de forma aberta para uma ampla variedade de usuários de todo o mundo, com o intuito de conhecimento, aprendizagem, estudos, ensino e pesquisa. Vamos procurar digitalizar todo o acervo e disponibilizá-lo, gratuitamente, para o bem e divulgação do Espiritismo, sem qualquer viés político ou ideológico.
Se você perguntar a algum frequentador assíduo de centro espírita, provavelmente receberá a seguinte resposta: o Espiritismo é uma doutrina revelada pelos espíritos superiores a Allan Kardec, que a codificou em cinco obras: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.
Para os estudiosos e livres pensadores do Espiritismo ele responderá que as obras do mestre Kardec são em número muito maior que isso, incluindo aí as Revistas Espíritas – Jornal de Estudos Psicológicos, publicadas pelo mestre entre 1858 e 1869.
O objetivo do site é permitir que todos possam ter acesso a documentos raros e obras, praticamente, desconhecidos da quase totalidade do mundo Espírita, colaborando assim, para o desenvolvimento da Doutrina Espírita. Além disso, e talvez o maior objetivo, é propiciar que pesquisadores possam efetuar estudos mais profundos nos documentos apresentados e tomar conhecimento de como Allan Kardec conduziu e elaborou seus estudos para a codificação da doutrina.
Com certeza, esta iniciativa propiciará que a história do Espiritismo seja mais conhecida e, quem sabe, reescrita através das novas informações e conhecimentos trazidos pelos documentos do acervo apresentado.
Assim seja e assim será !